PT EN

Casa Grande, Quinta do Perú

Azeitão

O tratamento das áreas em estudo atendeu ao tipo de arquitectura de cariz tradicional, escolhida para a Casa Grande, atendeu também ao clima da região e ao tipo de utilizações que se irá verificar: nos pátios um espaço partilhado, comunitário, nos terraços dos apartamentos áreas exteriores contidas e privadas e na entrada e faixa envolvente um espaço público que os espaços exteriores vão constituir.

Com a sua volumetria e compacta arquitectura, a Casa Grande, localizada à entrada da Quinta do Peru irá alterar a imagem de carácter rural que a propriedade oferece actualmente a quem chega. A abordagem de arquitectura paisagista visa reduzir esta alteração e, através do uso da vegetação, integrar o volume construído num meio em que a vegetação domine.

Para alcançar este objectivo várias estratégias foram tomadas para cada uma das fachadas, para os claustros (1) e para os pátios particulares (2) de cada apartamento, e em todas elas se prevê um diálogo cuidado entre o desenho arquitectónico existente e a proposta de vegetação que atende a volumes, texturas e cores.
Ficha Técnica - Arquitectos Paisagistas

Coordenação de Projecto:
Cristina Castel-Branco

Assistência de Projecto:
Miguel Coelho de Sousa | Raquel Carvalho

Área: 2.750 m2

Estado: Em projecto

Cliente:
Quinta do Perú | Grupo Espirito Santo

Data: 2006