PT EN

Herdade em Grândola

Grândola

Os objectivos de projecto consistiram na preparação da Herdade de Murtais da Outra Banda para a passagem de uma utilização exclusivamente florestal para habitação e actividades recreativas.

A proposta englobou um Plano Director para a totalidade da propriedade e um estudo prévio para a zona envolvente da casa. A contribuição maior da ACB foi a invenção da ponte de ligação à casa e a inserção do pátio da quinta dentro dessa estrutura.

Ao nível do Estudo Prévio valorizou-se a entrada e acessos, e enquadrou-se a zona habitacional e social (jardins, horta, pomar, apoio agrícola, cavalariça, picadeiro, cercados e área de painéis solares), manteve-se a produção tradicional do montado de sobro, reforçou-se a componente natural nas vertentes declivosas e galerias ripícolas, e garantiu-se a protecção contra incêndios. Todo o desenho de espaços exteriores foi proposto em funções de consumo de água no sentido de se manter o desenho da envolvente da casa com soluções regadas mas auto-sustentadas.

No âmbito do Plano Director elaborou-se uma proposta de ordenamento para toda a Herdade, constituída por um zonamento das áreas homogéneas (área envolvente da casa, área de produção florestal e área de conservação da natureza) e a definição de infra-estruturas florestais (rede viária, rede divisional e pontos de água). Seguiram-se as propostas de gestão para cada uma das áreas e a sugestão de actividades produtivas complementares.
Ficha Técnica - Arquitectos Paisagistas

Coordenação de Projecto:
Cristina Castel-Branco

Assistência de Projecto:
Miguel Coelho Sousa | João Jorge

Área: 40 ha

Estado: Anteprojecto

Cliente:
Eng. Villax

Data: 2004