PT EN

Jardim das suites do canal

Quinta das Lágrimas, Coimbra

No âmbito da renovação do Hotel Quinta das Lágrimas, a ideia de criar 2 suites e 2 quartos no edifício, valorizados com um jardim privado do lado de lá do canal das Lágrimas, levou à necessidade de projectar 6 jardins privados de acesso directo à piscina e spa. As soluções para o atravessamento do canal, constituíram o ponto mais interessante da proposta. A partir da análise do espaço existente, identificaram-se as seguintes propostas:

1. Tratar como jardim com sebes e relvado e árvores de sombra, cada um dos espaços atribuídos aos dois quartos e às duas novas suites do lado de lá do canal criando 4 espaços com cerca de 60m2 cada, privados e isolados uns dos outros e da piscina. O atravessamento do canal foi assegurado por 2 pontes.

2. A solução de duas únicas pontes surge da percepção de que o ressalto entre a parede e o edifício dos quartos e o canal é transitável desde que se alarguem as varandas e se coloquem guardas para proteger de quedas.

3. Aproveitar o estrangulamento do canal a montante para reduzir ao máximo o custo do atravessamento por ponte, aproveitando os ressaltos do canal na zona mais estreita para colocar as duas pontes.

4. A diferença de nível da varanda para o ressalto resolve-se com dois degraus ou um degrau, tornando a intervenção menos custosa.

5. Manutenção da bordadura de agapantos junto ao canal sem alterar o existente.

6. Os fluxos de serviços que ocorrem frequentemente junto aos futuros jardins da suite 29/31 e do quarto 31 determinaram a necessidade de os rodear de treliças de madeira idênticas às do jardim medieval, atrás das quais irão crescer sebes talhadas de ciprestes e trepadeiras.

7. A plantação de ciprestes em pontos estratégicos que criam elementos verticais e valorizam a linha baixa dos telhados de arquitectura mediterrânica.
Ficha Técnica - Arquitectos Paisagistas

Coordenação de Projecto:
Cristina Castel-Branco

Assistência de Projecto:
Miguel Coelho de Sousa

Área: 500 m2

Estado: Construído

Cliente:
Hotel Quinta das Lágrimas

Data: 2006/2007