PT EN

Herdade da Comporta - Potencial para Ecoturismo

Alcácer do Sal

A Herdade da Comporta elaborou um Projecto de Desenvolvimento Turístico que se pretende diferenciar, nacional e internacionalmente, pela aposta numa oferta turística de grande qualidade, suportada por actividades que tiram partido de 10 km de praia e dunas no seu estado natural e 3 campos de golfe.
A proposta consistiu no reconhecimento dos potenciais naturais e culturais da Herdade e no seu aproveitamento para actividades turísticas inovadoras em Portugal – ecoturismo.
Neste contexto, estudou-se a aptidão para recreio das diferentes unidades paisagísticas da Herdade, identificando-se os temas, as zonas e os pontos de interesse, inseridos no contexto de ecoturismo em diversos países da União Europeia.
Definiram-se centros de actividades relacionadas com a paisagem da Herdade, nas suas vertentes natural e cultural (equitação, ciclismo, caminhada, remo, vela), interligados por uma rede de percursos.
Através de um Sistema de Informação Geográfico, relacionaram-se os centros de actividades e a rede de percursos com os temas, as zonas e os pontos de interesse da Herdade, sistematizando, em formato digital, uma primeira abordagem à elaboração da oferta de ecoturismo na Herdade da Comporta.
Ficha Técnica - Arquitectos Paisagistas

Coordenação de Projecto:
Cristina Castel-Branco | Miguel Coelho de Sousa

Área: 12.500 ha

Estado: Em apreciação

Cliente:
Herdade da Comporta

Data: 2004