PT EN

Parque Alqueva - Design Guidelines

Reguengos de Monsaraz

A paisagem natural das Herdades do Parque Alqueva é um activo precioso do empreendimento. As três paisagens correspondentes às três herdades do Parque Alqueva (Areias, Postoro e Roncão) irão ser profundamente intervencionados, e a imagem que deles se obterá será marcante, pela sua escala e singularidade.

O objectivo destas normas é garantir que ele se perpetue e se preserve ao máximo com o mínimo de alterações que lhe serão impostas pela natureza do próprio empreendimento. Pretende-se que as actividades humanas e consequentes alterações da paisagem, enriqueçam a nova paisagem criada pelo pleno da barragem do Alqueva, mas que se mantenha o seu carácter sem imposições notórias.
A introdução da água, em grande escala e num curto prazo temporal, determinou o aparecimento de uma nova paisagem de água (waterscape), e a consequente alteração drástica da imagem.
É assim fundamental acentuar os elementos tradicionais na criação da imagem “Parque Alqueva”.

A imagem da paisagem do Parque Alqueva deverá aproximar-se da imagem da paisagem cultural alentejana, considerando-se os seguintes elementos fundamentais:
- integração da forma natural do terreno e da vegetação;
- grandes áreas de culturas extensivas;
- povoamento concentrado;
- construções e materiais de inspiração local;
- estradas arborizadas;

O sucesso do Parque Alqueva depende da preservação do carácter local e da adaptação da nova paisagem de água ao turismo.
Ficha Técnica - Arquitectos Paisagistas

Coordenação de Projecto:
Cristina Castel - Branco

Assistência de Projecto:
João Jorge | Miguel Coelho de Sousa | Raquel Carvalho

Estado: Em projecto

Cliente:
SAIP

Data: 2007