PT EN

Parque Alqueva - Plano de Pormenor

Reguengos de Monsaraz

A grande e total alteração da paisagem do Alqueva ocorreu no ano de 2007 pela primeira vez quando a barragem atingiu o pleno e as imagens que se registaram apresentam uma paisagem inédita, marcada por horizontes recuados agora preenchidos por água e terra seca, infinitos recortes da água em alternância com as suaves colinas do montado.

É objectivo do PPPA que as novas intervenções se enquadrem cenicamente e valorizem a paisagem cultural onde se inserem. Para atingir este objectivo de integração e enquadramento na paisagem propõem-se soluções nascidas da leitura cuidada da paisagem cultural existente sendo esta composta pelas grandes áreas de campo e de aglomerados de construções.

O grande potencial que se apresenta em termos paisagísticos ao PPPA decorre das seguintes características :

- Grande dimensão (2074ha) da área de intervenção
- A variedade paisagística das três Herdades que permite acentuar o carácter próprio de cada paisagem.
- A presença da albufeira do Alqueva com uma interface de 29 km com a Herdade do Roncão d’El-Rey e 7km com a Herdade do Postoro
- A presença do Monte do Roncão d’El-Rey que estabelece para o empreendimento um alto padrão de qualidade construtivo e de dimensões.
- A presença do Montado de azinho como coberto vegetal a manter em cerca de 41% da área total das Herdades assegura uma envolvente de grande qualidade estética e ambiental ao projecto.
- Possível aplicação de design ecológico a um projecto exemplar do ponto de vista ambiental.
Ficha Técnica - Arquitectos Paisagistas

Coordenação de Projecto:
Cristina Castel-Branco

Assistência de Projecto:
João Jorge | Miguel Coelho de Sousa | Raquel Carvalho

Estado: Concluído

Cliente:
SAIP

Data: 2007