PT EN

Parque Urbano da Cidade de Olhão

Plano de Pormenor UOP8, Olhão

O projecto para o parque urbano da cidade de Olhão, procurou conciliar a preservação das características do Barrocal Algarvio com a expansão da cidade de Olhão.

O parque tem como coluna dorsal as linhas de água que o atravessam e que concorrem para a Ribeira do Brejo. A parte Sul do Parque, com 10,5ha, é uma faixa de cerca de 100m de largura cortada pela ribeira do Brejo e envolta num tecido urbano em consolidação que irá desfrutar da proximidade desta faixa verde. O tratamento da ribeira assegura o seu caudal em permanência, mas também se propõe a criação de lagoas de amortecimento para responder aos caudais de cheia e que irá funcionar como espelho de água temporário. Constitui-se assim uma área regada, com equipamentos, caminhos pedonais, quiosques e parque infantil.

Na parte Norte do parque, existem duas quintas de arquitectura vernacular típica do Barrocal, com equipamentos agrícolas e áreas de laranjal, que serão utilizadas para responder às intenções do concurso, onde está previsto uma quinta pedagógica, viveiros municipais e uma escola de jardinagem. Esta solução projectual tem a vantagem de preservar e restaurar elementos de arquitectura tradicional de elevado valor, tais como as quintas propriamente ditas e outros elementos como as noras, tanques, bancos ou muros. Nestes 20ha prevê-se a manutenção dos pomares, do pinhal e do uso do solo sem rega, salvo na área do anfiteatro que precisa de um revestimento para maior capacidade de carga. O espaço aventuras e os desportos radicais, pela sua natureza, podem inserir-se nesta área. Ao longo das ribeiras será revalorizada a galeria ripícola, plantando as espécies adequadas, numa faixa de 15 a 20 metros em redor da linha ondulante de árvores que atravessa o Parque do Barrocal.
Ficha Técnica - Arquitectos Paisagistas

Coordenação de Projecto:
Cristina Castel-Branco

Assistência de Projecto:
Raquel Carvalho | Inês Sampaio Fontes | Raquel Santiago

Área: 44 ha (limite do PP)

Estado: Em elaboração

Cliente:
C.M. Olhão

Data: 2010/2012

Observações: Arquitectura e Urbanismo (Bruno Soares Aquitectos) Infraestruturas (Campo D’Água) Avifauna (Gobius) Direito (PLMJ)