Cristina Castel-Branco

ARQUITECTA PAISAGISTA FORMADA PELO INSTITUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA EM 1985.

Bolseira Fullbright–ITT, Mestre em Arquitectura Paisagista pela Universidade de Massachusetts em 1989, prosseguiu estudos na Graduate School of Design da Universidade de Harvard. Doutorou-se em 1993 e fez a Agregação em 2006 no I.S.A., onde lecciona desde 1989. Iniciou a sua actividade docente nas áreas de História de Arte de Jardins e Material Vegetal, desenvolvendo depois áreas de ensino em Ecologia da Paisagem e Restauro de Património Paisagístico. Presidiu à Secção de Arquitectura Paisagista durante dez anos não consecutivos e fez parte do Conselho Directivo do I.S.A. de 1993 a 1995. Em 1994 cria em conjunto com Francisco Rego o Centro de Ecologia Aplicada Baeta Neves no Instituto Superior de Agronomia onde tem coordenado a área de investigação em Arquitectura Paisagista e Design Ecológico.

Actualmente é responsável pelas disciplinas de História e Teoria da Arquitectura Paisagista da licenciatura, Projecto e Crítica da Paisagem e Recuperação e Gestão de Paisagens Culturais do Mestrado em Arquitectura Paisagista. Leccionou como docente convidada em níveis de pós-graduação nas Universidades de Madrid, Manchester e Tóquio.

Em 2008/2009 organizou, em conjunto com Helena Freitas e Teresa Andresen o Doutoramento em Arquitectura Paisagista e Ecologia Urbana (LINK), iniciando o terceiro ciclo de Bolonha nesta área. Dirigiu este Programa Doutoral criado em associação entre as Universidades Técnicas de Lisboa, de Coimbra e do Porto, durante o ano de 2009/2010 em Lisboa.

Dirigiu o restauro do Jardim Botânico da Ajuda (1994-1997), tendo sido Directora deste jardim entre 1997 e 2002. Foi assessora chefe de Arquitectura Paisagista da Expo’98 e Directora do Projecto do Jardim Garcia de Orta no recinto da Expo’98.

Desde 2006 que é membro votante do Comité Científico Internacional de Paisagens Culturais- ICOMOS do Património Mundial-UNESCO tendo efectuado desde essa data várias missões de avaliação de paisagens culturais para a lista de património mundial.

O atelier ACB foi fundado em 1989 (em conjunto com Teresa Andresen) mantendo aqui actividade até hoje como projectista de espaços exteriores privados, públicos, planeamento, restauro de jardins históricos tendo-se especializado no desenho contemporâneo com base em soluções sustentáveis tradicionais.

Fundou a Associação Portuguesa de Jardins e Sítios Históricos, à qual presidiu de 2003 a 2009; em conjunto com Ana Luísa Soares e Teresa Chambel, também fundadoras desta associação, desenvolve formas de defesa e divulgação dos jardins históricos com apoios europeus, como o EEA Grants, que financiou, entre 2007 e 2010, o restauro de doze jardins em Portugal.

Prémios

2013

Officier de l’Ordre des Arts et des Lettres
– Condecoração pelo Ministério da Cultura e da Comunicação de França

2005

Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres
– Condecoração pelo Ministério da Cultura e da Comunicação de França

1989

Student Honor Award
– American Society of Landscape Architects (Univ. of Massachusetts)

PROJECTOS SELECCIONADOS