Herdade da Comporta

Herdade da Comporta – Torre

Comporta, 2006

O loteamento da Torre prevê uma organização de grandes construções em baixa densidade para preencherem funções urbanas de mercado, de centro de lojas e a disponibilização de área urbanizável para integração de lotes existentes e criação de novos lotes.

Actualmente a estrada nacional Nº261 corta o aglomerado em duas partes reduzindo a potencial qualidade urbana que a sua localização lhe permitiria como concentração de funções de comércio e serviços, prolongamento da ADT 2 até à Várzea.

Prevê-se uma drástica alteração deste traçado através de um desvio para nascente. O núcleo central do aglomerado ficará desafogado de circulação automóvel, criando-se uma vasta área contínua de espaços pedonais transversais, de nascente para poente, e uma grande alameda de árvores criando no futuro um circuito pedonal a ocupar o actual traçado da estrada.

O projecto de espaços exteriores deste aglomerado foi pensado para estes dois tempos: um primeiro com o atravessamento da estrada a meio do aglomerado e num segundo tempo aquando da entrada em funcionamento da ADT2, com o desvio da estrada.

Para qualquer dos dois projectos tem-se como objectivos principais criar um ambiente de conforto através das sombras das árvores, oferta de recreio e enquadramento da vista que se desfruta para a lezíria, arrozais e duna. São projectados passeios largos com plantação de árvores de alinhamento que permitem uma circulação pedonal de qualidade. O ensombramento serve também todos os lugares de estacionamento público.

Coordenação de Projecto

Cristina Castel-Branco

Assistência de Projecto

João Jorge

Área

3,6 ha

Estado

Projecto Licenciamento

Cliente

Herdade da Comporta

Data

2006