Jardim das Artes

Jardim das Artes

Covilhã

O jardim das Artes ocupa 17.500 m2 de um terreno onde a diferença de cotas é de 15.5m optando-se por uma modelação em plataformas e caminhos oblíquos nos taludes e várias entradas que permitem o atravessamento do parque e a circulação dentro dele sem que seja necessário construir muros.

Os materiais, usados no sentido de criar unidade em todo o espaço, darão destaque ao granito como pavimento em alguns pontos e caleiras, e a pavimentos de cor ocre encarniçado. 

Três peças de metal em espiral serão usadas para unificar visualmente as três plataformas e formando um único elemento quando observados do ponto de entrada.

Optou-se pela plantação densa de árvores que irão ensombrar os caminhos, a esplanada, o parque infantil e as áreas de bancos a colocar nos pontos de melhor vista sobre a Cova da Beira.

As árvores seleccionadas respondem a diferentes necessidades. Um anel de sequóias irá camuflar os prédios, um terreiro de tílias sob o qual poderão haver exposições de arte, Olaias e tramazeiras acompanharão caminhos ou entradas, pontuando de cor estes locais, na plataforma da cafetaria e parque infantil, a sombra é garantida com liriodendros e amieiros, árvores de montanha como o lariço e as bétulas surgem em manchas ou alinhamentos e cedros, faias e magnólias pontuam o espaço e enquadram vistas.

Os taludes serão revestidos por vegetação natural da Serra da Estrela de floração primaveril.

Coordenação de Projecto

Cristina Castel-Branco

Assistência de Projecto

Raquel Carvalho
Raquel Santiago
Filipe Amaral
Joana Martinho
Edyta Gabala
Natalia Jokiel
M. Leonor Gomes Ferreira

Área

17.500 m2

Estado

Construído

Cliente

Câmara Municipal da Covilhã

Data

2012-2017

Observações

Infraestruturas e Rega (Campo D’Água)