Jardim Duque da Terceira
Jardim Duque da Terceira
Angra do Heroísmo, Terceira – Açores
Este projecto refere-se a uma adaptação do Jardim Duque de Terceira às novas funções que se pretende introduzir no patamar da estufa, que vai acolher uma casa de chá e snack-bar.
A peça central deste projecto concentra em si as soluções de mobilidade e de acesso entre o Convento de S. Francisco e o jardim. Tomando inspiração na grande escadaria de basalto ondulado do convento dos Jesuítas, o presente desenho da escadaria-rampa usa a curva e contracurva para solucionar os problemas de acesso. A criação de um lago com uma parte recuada para dentro do patamar-varanda da escadaria, prende-se com a ideia de manter uma peça de água, que existia inicialmente, com outra forma. O lago redondo agora proposto é a peça central deste patamar que atrai por reflectir o céu mas também por contrastar com uma gruta sombria que o ladeia, revestida com um material plástico que funciona como espelho.
A criação de uma esplanada, de apoio à casa de chá, permitindo que se tomem refeições ligeiras ao ar livre, foi a proposta ACB. O deck foi desenhado tendo em atenção a abertura de caldeiras para cada uma das árvores, no próprio estrado do deck, de forma a tirar partido da beleza das grandes copas de arvoredo existentes.
A implantação de dois relvados que cobrem a maior parte deste patamar seguiu um desenho informal e incorporou-se nesse desenho as árvores e grandes arbustos existentes. As herbáceas e anuais estão previstas como bordadura irregular do relvado.
A área do parque infantil foi também aumentada, através da incorporação de um talude existente. Neste talude será implantado um escorrega ao longo do talude, uma serpentina de pavimento e água ponteada por três pequenas taças.
Coordenação de Projecto
Cristina Castel-Branco
Assistência de Projecto
Raquel Carvalho
Inês Sampaio Fontes
Raquel Santiago
Área
4.000 m2
Estado
Em projecto
Cliente
C.M. Angra do Heroísmo
Data
2011/2012
Observações
Filipe Amaral (estagiário de arquitectura paisagista)