Lusort

Lusort

Vilamoura

As soluções encontradas para o espaço da Praça e da Via do Sector 2.5 em Vilamoura, junto aos escritórios da Lusort, atravessada por um arruamento de orientação Norte Sul visou responder aos objectivos do cliente que pretende aumentar o efeito de praça, reduzir a separação criada pelo arruamento, conferir homogeneidade dos materiais de pavimentos e mobiliário urbano, aumentar a presença das plantas tanto de árvores como de áreas permeáveis recobertas a vegetação e salvaguardar os elementos de valor da praça tais como as arvores antigas e os círculos de calçada em diferentes cores do pavimento existente. 

Nesta intenção de unificar os dois espaços, o uso de pavimentos de qualidade é fundamental, tanto no atravessamento da artéria Norte Sul como no próprio espaço interior à praça. Dentro desta, o tema do padrão do pavimento já está lançado nos círculos de calçada existentes, bem mantidos e íntegros. A possibilidade de repetir os círculos espalhando-os pela área da praça levou à repetição de elementos circulares também em vegetação. 

O jogo de círculos pavimentados, os círculos verdes (regados) e zonas de passagem podem vir a conferir à praça a continuidade visual necessária para que a sua imagem seja em si mesma um ponto de atracção para novas funções comerciais como cafés, papelarias, padarias, mercearias, estruturas que constituem a base do sucesso do tecido urbano público em tantos núcleos turísticos a nível internacional.

Coordenação de Projecto

Cristina Castel-Branco

Assistência de Projecto

Raquel Carvalho
Maria Matos Silva

Área

9.100 m2

Estado

Em projecto

Cliente

Lusort

Data

2007