Parque Urbano de Esposende

Parque Urbano de Esposende

Esposende

O sapal da margem esquerda o Cávado oferece um padrão de vegetação, lodos e água de grande beleza, com canais abertos pelas marés em meandros de cores ocres e verdes. De formas são onduladas, com padrões que se repetem em variações múltiplas, sem linhas rectas e em permanente mudança ao ritmo das marés, dos equinócios e das correntes marítimas.
Esta foi a imagem do existente visto de satélite que inspirou a ideia e que se propõe para o parque que poderá nascer na margem direita do Cávado. À sua escala menor, o sapal que se propõe recuperar para ser visto pela população de Esposende poderá oferecer todas estas cores ocres e verdes, formas ondulantes, texturas naturais e permanente mudança. Os sapais constituem importantes refúgios de biodiversidade e amortecedores da subida e descida das marés.

Quando hoje entramos no terreno do parque outro elemento sobressai vindo do Oceano e criando desconforto; o vento Noroeste e Norte. Para reduzir a sua velocidade e o desconforto que cria, é proposto um pinhal, sebes e um bosque para criar locais de conforto.

As duas linhas de água que se perdem na água salgada do mar podem ser retidas numa represa e armezenadas para a rega de verão, necessária para os relvados que ocupam cerca de 5ha de parque. Se esta área for regada a sua capacidade de carga permite ser usada para espetáculos com pisoteio intenso, mantendo-se verde todo o ano.
Neste ambiente natural as aves marinhas encontram-se em permanência na embocadura do rio, no sapal e no bosque. É um local privilegiado para observação de aves marinhas.

É fundamental manter todos estes elementos naturais a funcionar e preparar o espaço para que a população possa fruir deste contaco próximo com os processos naturais. Esta aproximação à natureza é própria do séc. XXI e não existia quando no séc. XIX se “inventaram” os parques urbanos defendidos pelos higienistas e com todos os elementos naturais domesticados.

Com a ideia do sapal da embocadura do Rio Cavado a integrar o parque de Esposende, incluindo os processos naturais no seu traçado, Esposende passa a ter um parque do séc. XXI.

.

Coordenação de Projecto

Cristina Castel-Branco

Assistência de Projecto

Filipe Amaral, Joana Martinho, Raquel Carvalho, Sandra Mesquita

Área

27 ha

Cliente

C.M. Esposende

Data

2013

Observações

Concurso