
Quinta do Poço das Romeiras
Portimão
A intervenção paisagística na Horta do Poço dos Romeiras pretendeu manter o carácter rural já existente na quinta mas introduzir apontamentos artísticos usando essencialmente água e as plantas.
A proposta que fundamenta a intervenção abordou o espaço seguindo um primeiro objectivo do cliente quanto à utilização de uma zona cerca de 3.000 m2 no bordo poente da propriedade, frequentemente encharcada e com água salobra. Depois, foi integrada no desenho uma área de mata com o objectivo de quebrar as vistas da estrada que irá ser alargada no limite poente da propriedade. A expansão da horta biológica foi também considerada pelo cliente e tratada no projecto como um elemento estético na composição da quinta.
A racionalização do sistema hidráulico, a criação de pavimentos para passeio ligando vários pontos de interesse ( tanques, mata, entrada ) a utilização de materiais e elementos da arquitectura popular como as ardósias e o reboco caiado, os bancos e alegretes, os esteios em pedra da região e os pequenos tanques de armazenamento de água, foram construídos em vários pontos da Quinta.
Coordenação de Projecto
Cristina Castel-Branco
Assistência de Projecto
Raquel Carvalho
Área
9.100 m2
Estado
Em construção
Cliente
Dra Berta Marinho
Data
2007




