Tapada das Pereiras
Tapada das Pereiras
Portalegre
As três partes que compõe o presente projecto de Arquitectura Paisagista apresentam-se como unidades quase independentes mas conseguindo uma homogeneidade de traçado e de materiais. Primeiro a arborização dos arruamentos que suaviza o efeito da construção na encosta, em seguida a área de topo com 3.330 m2, reservada no projecto aprovado pela CMP para um campo polidesportivo, e parque infantil. A área mais larga foi reservada para o campo polidesportivo e em seu redor é proposta uma bancada que serve também de remate ao muro de gabiões. Na parte Norte a subir em talude foram também projectados degraus que servem de bancadas e funcionam de muros de suporte entre cada uma das faixas relvadas que descem a encosta.
A área mais central foi reservada para terreiro de chegada, animada por um quiosque ladeado por árvores de forma a tornar confortável a área de esplanada que liga directamente à área de parque infantil.
A necessidade de vencer 7m de altura numa estreita faixa de terreno incentivou uma solução inovadora inspirada nas grandes subidas em escadório, imagem de marca de alguns santuários e escadarias de jardins históricos, compostos por uma sucessão de lances de escadas, paralelos à inclinação da encosta. O efeito obtido é o de um ziguezague de pequenos muros que sobe ao longo da encosta.
Coordenação de Projecto
Cristina Castel-Branco
Assistência de Projecto
João Jorge
Raquel Carvalho
Área
5.250 m2
Estado
Em projecto
Cliente
Eng.º João Caetano
Data
2008